Home > O Professor > Workshops/Cursos
 
07/01/2004 - Curso de Percepção melódica, harmônica e rítmica

Aprenda a decodificar o que você ouve (sem o instrumento), criando um "reflexo condicionado" ao estímulo sonoro, seja ele melódico, rítmico ou harmônico.


 Identifique notas, melodias, acordes, progressões hamônicas e figuras rítmicas.


 Publico-alvo:
estudantes de música em geral.

 Pré-requisitos:

Pré-requisitos para cursar o Módulo I: PERCEPÇÃO MELÓDICA E RÍTMICA.
Percepção Melódica: Construção de Escalas Maiores Jônicas, Intervalos; Leitura e Escrita musical de Semibreve até colcheias, compassos simples.
Percepção rítmica: Leitura e escrita musical completa. (Ex: exercício 92 do Bona). Não é necessária leitura à primeira vista.

Pré-requisitos para cursar o Módulo II: PERCEPÇÃO HARMÔNICA "VERTICAL" E "HORIZONTAL".
Percepção harmônica "vertical": Construção de Tríades e Acordes com sétima.
Percepção harmônica "horizontal": Construção de Campo Harmônico; Cadências, Progressões, Substituições, Análise Harmônica.

Pré-requisitos para cursar o Módulo III: PERCEPÇÃO MELÓDICA, RÍTMICA E HARMÔNICA.
Todos os pré-requisitos anteriores, e também haver completado os módulos I e II.

 Duração: 36 horas cada curso (quatro meses, duas horas por semana).

 OBJETIVOS:


MÓDULO I: PERCEPÇÃO MELÓDICA E RÍTMICA.


A) Percepção melódica:

1) Identificar e fixar a tonalidade (exercícios com acordes, com músicas conhecidas
. ..e com progressões harmônicas)
2) Associar os nomes das notas com o intervalo e com o som.
3) Identificar os intervalos (sem mudar o centro tonal)
4) Identificar os intervalos cromáticos (sem mudar o centro tonal)
5) Identificar todos os intervalos, mudando o centro tonal.

B) Percepção rítmica:

1) Identificar e memorizar células rítmicas (utilizando ditados rítmicos e músicas conhecidas)

a) Padrões Rítmicos I: Semibreve, Mínima, Semínima e suas pausas.
b) Padrões Rítmicos II: Semínima, Colcheia, Semínima pontuada e suas pausas. Sincopa e ppcontratempo.
c) Padrões Rítmicos III: Colcheia, Tercina de Colcheia, Colcheia pontuada, Semicolcheias e suas pppausas.
d) Padrões Rítmicos IV: Figuras irregulares: Tercina de Semínima, Sextina,
e) Septina, Quintina, etc. Compassos compostos e irregulares.

2) Escrever a divisão rítmica de melodias conhecidas.

a) Pulsação.
b) Tempo Forte
c) Formula de compasso.
d) Anacruse.
e) Subdivisão.
f) Número total de compassos, partes da música, métrica, estilo.

MÓDULO II: PERCEPÇÃO HARMÔNICA "VERTICAL" E "HORIZONTAL".

A) Percepção harmônica vertical (tipos de acordes):

1) Identificar tríades (maiores, menores, aumentadas, diminutas, na posição
....fundamental ou invertidas, e tocadas como acorde ou como arpejo)
2) Identificar acordes de sétima (X7, Xm7, XMaj7, Xm7(b5), Xdim, X7(#5) )
3) Identificar acordes de sétima e nona (idem acima, acrescentando a nona)
4) Identificar todos os tipos de acordes, em várias distribuições (exercícios com
....inversões, vozes fechadas e abertas, etc.)


B) Percepção harmônica horizontal (progressões harmônicas)

1) Identificar seqüências harmônicas simples (Campo Harmônico Jônico)
2) Identificar progressões utilizando os dominantes secundários.
3) Identificar progressões utilizando a extensão dos dominantes secundários
4) Identificar as extensões dos dominantes secundarios utilizando substituições
5) Identificar progressões com acordes substitutos
6) Identificar progressões abrangendo as cadências e suas substituições
7) Identificar progressões com modulação para outro centro tonal
8) Identificar progressões em tonalidade menor (com ou sem modulação).


MÓDULO III: PERCEPÇÃO MELÓDICA, RÍTMICA E HARMÔNICA:



1) Identificar e escrever a melodia de uma musica (divisão rítmica e notas) e os acordes.

a) Dada uma composição simples, tocada com acompanhamento harmônico, escrever a melodia (as notas e sua divisão rítmica) e a cifra da harmonia. Exemplo: "Cai cai balão", "Boi da cara preta", "Felicidade", "Leãozinho", "País Tropical" , "If", "Lambada de serpente", "Strangers in the night", "Stairway to heaven", "Blue suede shoes", "Blowin' in the Wind", "Time of your life", "Mamãe eu quero", "Me dá um dinheiro aí", "Marcha nupcial", "Samba da benção" "Mack the knife", "Chico Mineiro" ,etc.

b) Dada uma composição com cromatismo, sem modulação e tocada com acompanhamento harmônico, escrever a melodia (notas e divisão rítmica) e a cifra da harmonia. Exemplos: "Smile", "Someday my prince will come", "Andorinha", "Disparada", "All of me", "Bonnie & Clyde", "O teu cabelo não nega", "Fotografia", "Insensatez", "Você e eu", "Trem azul", "Nada além", "Brigas nunca mais", "Carolina", "Inútil paisagem", "Blues for Alice", "A foggy day", "A banda", "Emoções", "The party's over", "Just friends", "Blue Monk", "I left my heart in São Francisco", etc.

c) Dada uma composição que tenha cromatismo e harmonia com modulação, em tonalidade maior e/ou menor, escrever a melodia (notas e divisão rítmica) e a harmonia cifrada. Exemplos: "Take the A train", "Blusette", "Falando de amor", "Chega de saudade", "Fato consumado", "September song", "Have you met Miss Jones", "My secret love", "Samba de uma nota só", "Have you met Miss Jones", "Amor em paz", "Luiza", "Luz", "Samurai", "Invitation", "Body and soul", "Night in Tunísia", "Beatriz", "Circo místico", "Triste", "Rio", "Samba do avião", "Baila comigo", "Mania de você", "Queixa", "Sete mil vezes", "Stella by starlight", "Skylark", "Laura", etc.



Quero contratar este curso (clique aqui)
--------------------------------------------------------------------------------

topo da página

<<< Voltar para a listagem
 
Copyright 2004© Conrado Paulino Ltda. Todos os direitos reservados - Desenvolvimento One Pixel - Design & Tecnologia